Retorna a BANCOR
.
PAQUES BIODIGESTÃO
Desenvolvimento & Industrialização

................

BIOMETANO

Tecnologia & Processos

Processamento de Vinhaças de Destilarias de Álcool

A Solução definitiva do melhor emprego da Vinhaça, com tecnologias avançadas na preservação dos solos e Meio Ambiente

O Que é o Processo ?

O processo EDR-V contempla a preparação da vinhaça gerada nas destilarias de álcool nas características fisico-químicas com que é produzida, para a obtenção do biogás (CH4) como energia extra da usina, e como consequência da biodigestão, a normalização deste efluente para processamento na separação dos sais, propiciando o emprego da água recuperada resultante no processo de produção da Usina, além da fertirrigação controlada.

A tecnologia empregada, envolve a Biodigestão Biomet que proporciona eficiente remoção do DQO/DBO do efluente, preparando o líquido para a etapa de processamento seguinte em aparelhos de separação dos sais por Eletodiálise Reversa.

Quais as Vantagens ?

Economia substancial no transporte da vinhaça em disposição na lavoura de canha, em fertirrigação;
Formulação adequada dos componentes salínicos;
Administração e controle de tempos e métodos da fertirrigação correta;
Adequação à legislação CONAMA e SABESP;
Economia de energia na captação de águas e investimentos em instauração e manutenção de novos poços artezianos;
Melhores resultados agrícolas com a disposição de fertirrigação controlada;
Menores custos em manutenção de solo agrícola;
Atendimento e melhoramento do Meio Ambiente

 

Como é o Processo de Biodigestão ?

Esta tecnologia não é nova; já existia desde 1984, quando algumas Usinas de Açúcar e Álcool principalmente no Estado de São Paulo, montaram equipamento para biodigestão de produção local, mais indicado para tratamento de efluentes de indústrias cervejeiras, sucos, processamento de efluentes líquidos domésticos, dentre outros.

O processo moderno, de tecnologia mundial, é praticada pela Paques Brasil Sistemas para Tratamento de Efluentes Ltda., desde a biodigestão da Vinhaça, a captaçao do biogás produzido, e sua dessulfurização, finalizando o processo, com a entrega do eflluente normalizado em temperatuara, pH, matéria orgânica, para o processo seguinte de Dessalinização EDR-V.

Quais são os custos envolvidos ?

A implantação de uma unidade industrial para processamento de vinhaças, com a obtenção de Gás Metano, Separação de Sais da Vinhaça, Reaproveitamento das águas no processo, apresenta números auspiciosos, conforme tabela a seguir:

Como é o Processo de Eletrodiálise Reversa EDR-V ?

A Eletrodiálise Reversa é um processo de separação eletromecânica, no qual os sais minerais e outros componentes são transportados através de membranas iônicas, de uma solução a outra, sob a forma de separação dos cátions e dos ânions atraídos pelos eletrodos catódico e anódico.

É a aplicação do processo eletrolítico de transformação de estrutura molecular, processada no aparelho de Eletrodiálise Reversa, composto de diversos compartimentos dispostos alternadamente, formado por membranas seletivas catiônicas e aniônicas locadas dentro de cilindros entre os eletrodos, potencializados por corrente contínua em cátodo e ânodo, respectivimente.

O processo e os equipamentos de Eletrodiálise Reversa estão sendo aplicados em plataformas submarinas, ETE's, tratamento de águas industriais, nas Usinas de Açúcar e Álcool, no abrandamento de dureza, para as águas de Caldeiras.

Como se Processa a Operação na EDR-V ? para a Vinhaça ?

O princípio de funcionamento da operação químico-física, se dá de forma eletrolítica e é representada pelas figuras a seguir:

2

.